Boas festas! Canção infantil para o Natal

O Ginja tem uma prenda para as crianças! Para celebrar as festas, fez uma canção a ensinar que a magia das festas de fim de ano não são as prendas, mas os valores que esta época nos transmite: carinho, ternura, perdão e amor. A canção está em "loop" e repete no fim.

Song lyrics

(estrofe 1)

Durante o ano todo

Esta é a ocasião

Para estarmos juntos

Com boa intenção.  [pronúncia: bo' intenção]

Vamos aproveitar

Carregar baterias

E encher o coração

Para os outros dias.

(refrão)

Boas festas! Boas festas!

Vamos encontrar

Motivos de gratidão

E razões para amar!

Boas festas! Boas festas!

Vamos dar valor

À família e aos amigos

E encontrar amor!

(estrofe 2)

Com pais e avós

Vamos procurar

O melhor em nós

Para aos outros dar:

Praticar perdão,

Largar o rancor,

Sentir compaixão

E cultivar amor.

(refrão)

Boas festas! Boas festas!

Vamos encontrar

Motivos de gratidão

E razões para amar!

Boas festas! Boas festas!

Vamos dar valor

À família e aos amigos

E encontrar amor!

(estrofe 3)

O mais importante

Não é mais um presente

Mas estarmos juntos

De forma dif'rente.

Esta é a altura

De abrir o coração

Àquilo que perdura:

Carinho e ligação.

(refrão)

Boas festas! Boas festas!

Vamos encontrar

Motivos de gratidão

E razões para amar!

Boas festas! Boas festas!

Vamos dar valor

À família e aos amigos

E encontrar amor!

À família e aos amigos

E encontrar amor!


Refrão (para crianças mais pequenas)

A canção completa pode ser um pouco comprida para as crianças do pré-escolar (3-5 anos), por isso tem aqui só o refrão de 16 segundos, em "loop":


Letra do refrão

Boas festas! Boas festas!

Vamos encontrar

Motivos de gratidão

E razões para amar

Boas festas! Boas festas!

Vamos dar valor

À família e aos amigos

E encontrar amor!


Sugestões de conversa
The magic of Bulgy happens in the conversations that it sparks between children and adults around emotions. We suggest the following questions to initiate that conversation. For the sessions without an explicit question or strategy around recognising emotions in the moment, we suggest starting with sharing emotions, where each person says how they feel in that moment. We also suggest creating or improvising a choreography with the song.
  • Podem inventar uma coreografia? Por exemplo, inventam juntos a coreografia do refrão e formam 4 grupos, cada grupo inventando a coreografia de uma estrofe?
  • O que é que vocês mais gostam nas festas de fim de ano?
  • O que é gratidão? Olhando para o ano que passou, pelo que é que vocês se sentem agradecidos?
  • O que é rancor? Quando foi a última vez que vocês sentiram rancor ou ressentimento? (Sugestão: rancor acontece quando sentimos uma emoção e não a aceitamos ou não a utilizamos, então guardamos a emoção cá dentro e ela fica a crescer dentro de nós e a magoar-nos.]
  • Um ditado diz que "Ter ressentimento com alguém é como atirar-lhe uma brasa: quem se magoa és tu". Como se sentem quando têm ressentimento para com alguém?
  • O que é o perdão? Qual é uma mágoa que vocês têm e poderiam perdoar? Como se sentem se dessem ess perdão?
  • Um ditado diz que "O perdão não tem custo nenhum, mas tem grande valor." O que acham? O perdão não custa nada? Qual é o valor do perdão?
  • O Ginja escreveu mais estrofes que não entraram na canção e que estão mais abaixo. O que acham?

Mais estrofes

O Ginja escreveu mais estras estrofes, mas não as inclui na canção para ficar curta e fácil de aprender. Se quiserem, podem incluir e cantar também:

(estrofe sobre trégua do rancor, entre estrofe 1 e 2)

Escuta o coração

Se tens dor aguda  [ou "fúria aguda", "raiva aguda", "zanga aguda"]

Sente a emoção:

Será que ela te ajuda?

Nestas 3 semanas,

Larga o rancor em ti,

Pratica o perdão

E à vida sorri.

(estrofe sobre a nossa humanidade, para substituir na segunda metade da estrofe 2)

É neste momento

Que nós encontramos

O significado  [ou "Uma melhor forma"]

De sermos humanos.


Activity

Esta actividade fabrica um ornamento para a árvore. Também pode servir para as crianças escreverem uma mensagem na estrela, por exemplo "Gosto muito de ti mamã!" e oferecerem como prenda.

Note: click on the image and print from your browser (except on the Safari browser), or right-click to download the file and print from your computer.

Se quiserem fazer mais origamis, há muitos, muitos para esta época, tanto para ornamentos como para presentes. Os nossos preferidos são uma árvore de Natal, a estrela de David, um Pai Natal, e uma "bomba de água", que também serve de decoração para a árvore. Podem encontrar muitos mais padrões se procurarem por "origami decorações natal" na internet.


Vídeos para fomentar o espírito das festas

Para crianças e famílias

Recomendamos o filme "Klaus" (da Netflix, com a qual não temos ligação). Conta a história de como a lenda do Pai Natal pode ter começado e passa uma bela mensagem sobre o perdão e o amor. Podem ver o "trailer" em português do Brasil ou na versão original em inglês.

Para jovens e adultos

Recomendamos as campanhas publicitárias de José Maria Sokoloff na Colômbia. Todos os anos, na altura das festas, ele criava uma campanha sobre o perdão e a aceitação para ajudar as FARC (Forças Armadas Revolucionárias Colombianas) a largar as armas e a voltar para as suas famílias. O autor resumiu décadas de trabalho numa palestra de 1 hora em inglês. Listamos os momentos fortes abaixo; podem carregar nos tempos para ir directamente ao segmento relevante:

  • 29:07-30:00: Um refém que passou 7 anos em detenção volta a encontrar a família.
  • 32:30-35:39: Operação Natal, com uma árvore de Natal gigante na selva e a mensagem "Se o Natal consegue chegar à selva, tu também podes voltar a casa. Demobiliza-te. No Natal, tudo é possível."
  • 39:34-42:18: Operação Rios de Luz, em que familiares dos guerrilheiros lhes enviam um objecto pessoal e lhes escrevem a convidar para voltarem, e estas mensagens estão dentro de bolas com luz que iluminam os rios à noite.
  • 47:22-50:26: outra operação, em que mães deram fotos dos seus filhos em criança, que passaram em póster com a mensagem "Antes de ser guerrilheiro, eras meu filho. Volta para casa."

Tem outras sugestões?

Se conhece um bom recurso para nós incluirmos nesta página, por favor envie-nos um "email" para info (arroba) emocoes (ponto) org ou contacte-nos nas redes sociais.